Diniz X Mano Menezes: o torcedor precisa saber que São Paulo ele quer!

A eliminação vexatória sofrida pelo São Paulo nas quartas de final do Campeonato Paulista ainda rende assunto entre os torcedores e a imprensa esportiva. Enquanto o clube treina em Cotia para o início do Brasileirão neste próximo fim de semana, torcedores ainda discutem responsabilidades nas redes sociais, amparado em análises de jornalistas na mídia.

 

Um desses focos de análises é Fernando Diniz. O desempenho negativo mais uma vez levanta a dúvida sobre o jogo e métodos do treinador são-paulino. A discussão se acalora quando jornalistas importantes como Arnaldo Ribeiro e André Plihal questionam publicamente a continuidade do profissional. Arnaldo vai além: o jornalista aponta Mano Menezes como solução para a instabilidade de jogo do Tricolor sob a batuta de Diniz.

 

“É aquela coisa da fome com a vontade de comer. Para o Mano Menezes resgatar o seu espaço no mercado, ele precisa do São Paulo e o São Paulo precisa dele. O São Paulo precisa de um choque completo, toda essa galera sai, põe o Mano lá.” – disse Arnaldo no Portal UOL.

 

Arnaldo e muitos outros defensores da saída do atual técnico tem enorme razão em uma coisa. Há pontos falhos na execução do que Fernando Diniz pretende como proposta de jogo. Por exemplo, a zaga do time que antes era uma fortaleza, foi vazada sete vezes em três jogos. É fatal em um mata-mata. Por outro lado, sabemos que um dos grandes problemas do clube nos últimos anos do futebol foi a alta troca de treinadores, staff e métodos. Nenhum durou mais que um ano nos últimos tempos. Não há futebol que resista a alta rotatividade imposta pelo Tricolor, que neste momento prestigia o continuísmo do técnico.

 

Antes de mais nada, para entrar na discussão, o torcedor precisa saber que São Paulo ele quer ver em campo. O que eu quero? Um time que pretende ser protagonista do jogo ou um time reativo, isso é, que entrega a bola ao adversário, procurando jogar nos seus defeitos?

 

O São Paulo hoje pretende ser protagonista nos confrontos, mas erra na execução. Um ajuste que aparentemente estava evoluindo antes da parada, teve seu auge na vitória diante da LDU e inexplicavelmente virou vinagre nos últimos três jogos, em especial os dois em que os titulares atuaram como se ainda estivessem em pré-temporada.

 

Optar pelo continuísmo de Diniz é apostar num futebol protagonista, ainda que sabendo que falta ajustes para se chegar ao nível exigido pela torcida para um tricampeão mundial. Optar por Mano Menezes, Felipão ou algo similar é entender que a convicção de jogo é outra bem mais pragmática. Uma proposta que paradoxalmente os próprios jornalistas tem muitas críticas.

 

Por enquanto o São Paulo mostra convicção em manter o trabalho do atual treinador, acreditando na proposta de jogo, mas a discussão está claramente aberta. Penso que cada torcedor deve ter a sua opinião sobre qual São Paulo deseja ver em campo. O que não pode é a eliminação do Paulista ser subsídio para mais uma troca de comando.

 

A minha opinião? Sou a favor da proposta de Fernando Diniz, com os devidos ajustes necessários e urgentes. O São Paulo é protagonista por natureza, mas precisa executar bem a proposta. Eu manteria o treinador para o Brasileirão, cobrando forte o elenco visando a nítida melhora tática, mesmo sabendo que esse seria a melhor hora para uma possível troca.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.