Histórico, tabu e detalhes vitais para o São Paulo ir a final da Copa do Brasil

Haja coração! São Paulo e Grêmio decidirão uma vaga para a final da Copa do Brasil às 21h30 desta quarta-feira. O São Paulo nunca foi campeão da competição. Já o Grêmio tem a tradição de cinco títulos conquistados no torneio: 1989 , 1994 , 1997 , 2001 e 2016.

 

No histórico dos mata-matas entre os dois clubes na competição, quatro confrontos e equilíbrio. Em 1990 o São Paulo eliminou o Grêmio nas oitavas de final da Copa do Brasil. Já em 1995, o Grêmio eliminou o São Paulo nas quartas de final do torneio. Três anos depois, em 1998, o São Paulo eliminou o Grêmio nas oitavas de final da competição e finalmente em 2001, foi a vez do Grêmio eliminar o São Paulo nas quartas de final da Copa do Brasil.

 

Para avançar até a finalíssima, o São Paulo obrigatoriamente terá que derrubar um curto mas incômodo tabu. O clube não marca gol no Grêmio desde novembro de 2018, quando empatou no Morumbi por 1 a 1 com a equipe gaúcha pelo Brasileirão daquele ano. De lá para cá, quatro jogos sem balançar as redes dos gaúchos.

 

Reinaldo e Geromel não jogam e farão muita falta para suas equipes nos setores que mais precisam jogar. Reinaldo é o líder de assistências do Tricolor Paulista e o zagueiro Geromel para mim é o melhor jogador da equipe gaúcha. O São Paulo perde no ataque mas o Grêmio também perde bastante na defesa.

 

Outro importante detalhe é o número de jogos de cada clube na temporada. O Grêmio completou 59 partidas realizadas, enquanto que o São Paulo cumpriu 53 jogos. A diferença de seis jogos entre um clube e o outro é de aproximadamente um mês de temporada. Desgaste físico e mental. A intensidade da partida pode fazer a diferença para o nosso adversário e seria um ponto a ser explorado pela equipe de Fernando Diniz.

 

Os dois clubes apostam na juventude mesclada com a experiência para avançar a finalíssima. Do lado do São Paulo, Luan, Sara, Igor Gomes e Brenner. Já pelo do Grêmio, Jean Pyerre, Pepê, Rodriguez (que deverá ser o companheiro de zaga de Kannemann) e Matheus Henrique são a esperança para avançar a final. Há também a experiência: Dani Alves é o maestro do Tricolor Paulista enquanto que Kannemann, remanescente da Copa do Brasil de 2016, representa o Grêmio.

 

O Grêmio já mostrou com as declarações de Diego Souza (“O São Paulo é um time chato. Se puder eles apitam a partida”) que o jogo já começou fora do campo. Apesar da guerra de nervos iniciada pelo experiente atacante, tenho certeza que Diniz e seu elenco não deram a mínima para a provocação. O São Paulo precisa estar focado em repetir a atuação de Porto Alegre com um pequeno grande detalhe: converter as chances que fatalmente serão criadas. Mais que nunca precisaremos dos nossos atacantes em dia inspirado e do time todo trabalhando para criar as chances de gol criadas no Sul.

 

É jogo decisivo. Como diz o ditado popular, é dia de sentar o reio e meter a espora. Será mais um teste para a já cardíaca torcida do São Paulo mas eu acredito muito na capacidade do Tricolor Paulista de passar de fase. A equipe está confiante e sabe o que fazer em campo.

 

Meu palpite é São Paulo 4×1 Grêmio. E o seu?

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.