Os árbitros continuam os mesmos, mas desta vez eles erram com o VAR!

O São Paulo formalizou um protesto contra a arbitragem do seu último jogo no Campeonato Paulista. Por e-mail, a diretoria alegou que o VAR deveria ter acionado a árbitra Edina Alves Batista para rever no monitor o lance do pênalti ‘claro e evidente’ que poderia consolidar o empate Tricolor na partida.

 

O email foi direcionado ao presidente da entidade, Sr. Reinaldo Carneiro Bastos. A FPF, que reconheceu o erro em nota oficial, prometeu “forte treinamento” aos seus profissionais, afim de evitar possíveis falhas como essa. No lance, o árbitro de VAR sequer deu chance para Edina, profissional em ascensão,  rever sua posição no lance do choque entre Luciano e o goleiro do Novorizontino. Com ‘meia olhada’ no monitor, certamente ela iria anotar o evidente pênalti.

 

O placar não será mudado e para mim o São Paulo jogou muito pouco para conquistar a vitória ou quem sabe até levar um ponto de Novo Horizonte. A questão é que pela primeira vez estamos com VAR na fase de grupos do Paulistão e logo no início do torneio vem um erro grotesco como esse da arbitragem de vídeo, que pode afetar não somente o São Paulo (como afetou) mas também outros clubes. O que adianta contar com a arbitragem eletrônica se ela foi usada de forma tão displicente por quem a pilota?

 

O VAR, que validou o primeiro gol do Novorizontino no “detalhe do detalhe” (na cabine, os profissionais decretaram que Bruno Alves tocou na bola, descaracterizando impedimento) não poderia seguir o jogo de forma tão natural como aconteceu no lance crucial da partida. É muito grotesco!

 

A tecnologia do VAR veio para melhorar o jogo em lances pontuais, como impedimentos, ‘bola entrou ou não’,  agressões e lances capitais como esse em Novo Horizonte. Mas infelizmente ela é manipulada pelos mesmos profissionais despreparados de sempre. Espero que o tal “forte treinamento” dê resultado mas não acredito que a arbitragem brasileira melhore da noite para o dia com ofícios e promessas. É preciso profissionalizar a classe e padronizar de vez os procedimentos em campo.

 

Repito mais uma vez para que fique claro: do jeito que jogou e na fadiga que imagino que estava, o São Paulo dificilmente ganharia o jogo. Mas ficou muito manchado o modo como a arbitragem conduziu um lance simples e claro como o de sábado.

 

Merecemos uma arbitragem bem melhor e mais preparada para o nosso futebol!

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.