O São Paulo nunca precisou tanto de sua base quanto precisará em 2021!

Dezesseis de julho de 2021: dezesseis anos de Cotia. As categorias de base do São Paulo Futebol Clube são a ‘salvação’ econômica do clube há pelo menos vinte anos mas neste ano específico de 2021 ela também deverá ser também a redenção técnica da instituição mais vencedora do país.

 

Em um ano atípico onde o clube optou por emendar as temporadas para voltar a conquistar um título, as sequelas físicas são claramente vistas neste momento. Os jogadores mais experientes e aqueles que vieram de países onde o calendário não é intenso como no Brasil sentiram o baque. Foram os casos de Eder e Miranda, vindos do confortável futebol chinês para o calendário mais louco do mundo.

 

Há também os atletas com conhecido histórico de lesões, como Benitez e Luciano e até a situação de Rigoni. O argentino chegou em fim de temporada na Europa para vestir a camisa titular, sem férias ou uma preparação inicial para a maratona de jogos na América do Sul. Também sentiu.

 

Sem seus jogadores mais experientes e sem recursos ‘ilimitados’ para contratações, a base será o pêndulo do ano. Jogadores como Galeano, Wellington, Talles e Marquinhos se juntaram aos ‘veteranos’ Liziero, Luan, Igor Gomes e Gabriel Sara para manter a intensidade desejada por Crespo e sua comissão técnica. Sorte do São Paulo em possuir esse recurso, mas não é ideal colocar o peso de uma temporada profissional nas costas dos recém chegados, apesar de estarem acostumados a decisões na base.

 

Na próxima terça, dia de decisão de uma vaga para as quartas de finais da Libertadores, poderemos ter em campo metade ou mais jogadores formados em Cotia. Para mim, essa situação é motivo de muito orgulho mas também muita preocupação: a classificação para a próxima fase do torneio internacional, bem como o futuro no ano, passará pelos pés e pelos cérebros dos nossos garotos.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.