Salários e direitos de imagem: veja o que Belmonte disse no Mesa Redonda

Carlos Belmonte, atual diretor de futebol do São Paulo, foi o convidado do programa Mesa Redonda da TV Gazeta, no último domingo.

 

Belmonte foi questionado sobre vários assuntos, principalmente, voltados à situação financeira do clube. Quando perguntado sobre salários e direitos de imagem dos atletas, o dirigente deixou claro como está o panorama:

 

“CLT está totalmente em dia, não temos nenhum atraso de CLT. Sobre imagem, nós sempre pagamos a imagem de fevereiro, por exemplo, em março. Porém, no caso deste ano, pagamos a imagem de fevereiro no mês de abril. Agora, nós vamos pagar a de março no mês de maio, que deveríamos ter pago em abril. Nossa expectativa é que em maio a gente consiga pagar as duas imagens (do mês de março e abril). Ou seja, temos na verdade um mês de imagem de atraso: março deveríamos ter pago em abril. Hoje, estamos no primeiro dia de maio, ou seja, estamos com um dia de atraso do mês de abril. A parcela de março, que está atrasada, nós temos a expectativa de pagar nos próximos dias.”

 

Para efeito de curiosidade, a maior parte do salário dos atletas vem do direito de imagem e não do acordo contratual CLT. É claro que cada atleta tem seu caso e o salário desmembrado em várias partes, mas a maioria dos jogadores, principalmente os que não vieram das categorias de base, possuem a maior parte da renda ligada ao direito de imagem.

 

Além de responder sobre os atrasos contratuais, Belmonte também falou de dívidas da pandemia, que ainda persistem no clube. Para quitá-las, o São Paulo pegará um empréstimo no valor de R$ 20 mi:

 

“E também para completar, acho que é importante falar, estou falando aqui em primeira mão, nós aprovamos no Conselho Deliberativo um empréstimo de R$ 20 mi, ele vai entrar de forma escalonada, mas esse dinheiro foi pego para pagar todo o valor da pandemia, que a gente ainda deve para os atletas. A partir de amanhã, nós já vamos utilizar uma parte para fazer o pagamento. A expectativa é que a gente chegue em dezembro sem nenhum atraso, inclusive da pandemia. De alguns atletas mais jovens, nós já quitamos, faltam os atletas mais antigos.”

 

Vejo que o maior problema não está no atraso dos salários, mas sim no fato do São Paulo precisar realizar empréstimos de altos valores para liquidar as dívidas. Provavelmente, os juros serão altos e se não forem bem administrados, podem gerar um débito ainda maior para o clube.

 

Há quem goste e quem não goste que os gestores do clube exponham situações financeiras. Em minha visão, é importante que eles concedam entrevistas e deem a cara a tapa, principalmente para nós torcedores nos ambientarmos com o que está ocorrendo no clube.

 

A transparência tão mencionada no discurso da campanha de Júlio Casares se faz presente em ocasiões como essa. Achei positiva a participação de Belmonte na Gazeta.

 

Foto por Mesa Redonda/TV Gazeta.

 

Escrito por Gigio Gdikian.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Gigio Gdikian | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.