Análise: primeiro turno do Brasileiro

O São Paulo encerrou a participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro exatamente no meio da tabela. O clube ocupa a décima colocação no campeonato com cinco vitórias, onze empates e três derrotas.

 

Em dezenove jogos realizados o elenco de Rogério Ceni marcou vinte e oito gols e sofreu vinte e quatro gols, com um saldo positivo de quatro gols. Calleri divide a vice-artilharia da competição com Pedro Raul (GOI), ambos com 10 gols marcados. O argentino é dono de quase metade dos tentos do clube no torneio de regularidade.

 

O objetivo primário do clube era ficar entre os seis colocados no Brasileirão, posição que lhe renderia uma vaga na Libertadores 2023 e conforto no planejamento orçamentário do ano seguinte. Porém, com a disputa das quartas de finais na Copa do Brasil e Sul-Americana, Rogério Ceni passou a considerar seriamente a busca dos títulos que também dão vaga a Libertadores. Não é necessariamente um caminho mais fácil pois para ser campeão de algum torneio o São Paulo terá que ser muito eficiente nos jogos de mata-mata. A boa notícia é que o grupo mostra um perfil aguerrido, típico de jogos eliminatórios.  Os empates diante do Atlético-MG e Internacional fora do Morumbi e principalmente a classificação em cima do Palmeiras dão esperança ao torcedor.

 

Porém, voltando ao tema em questão, não se pode deixar de lado o único campeonato que prevê descenso. No ano passado, o Bahia priorizou as Copas e se complicou no Brasileirão e neste ano vemos o Fortaleza viver uma situação bem semelhante. Com a liderança amarga em empates, o São Paulo perde de todos os adversários no quesito “número de vitórias” e não pode bobear um milímetro no torneio pois já vê o seu elenco apresentar o nível de fadiga responsável por contusões musculares.

 

Deste modo, e com os jogos das quartas das Copas no Morumbi muito próximos, neste momento o Brasileirão ficará em segundo plano e a ordem geral é conquistar mais vinte pontos no torneio de regularidade, que garantiria o clube a permanência na série A.

 

Não é uma ordem definitiva mas é o que o clube vive neste momento.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.