Era de se esperar. Segundo o jornalista Wemerson Ribeiro, do Torcedores.com, um grupo expressivo de conselheiros do São Paulo reagiu com surpresa e negatividade diante da divulgação do estudo da Alvarez & Marçal Management Consulting e consequentemente a discussão para uma possível mudança de administração para o formato SAF (Sociedade Anônima do Futebol) nos próximos anos.
E, bingo! Segundo o jornalista, a ideia é vista como uma grande ameaça para boa parte destes conselheiros. Eles entendem que perderiam poder de influência nas decisões dos rumos da gestão do futebol, tanto do profissional na Barra Funda como das categorias de base, em Cotia.
Segundo o jornalista Jorge Nicola, que divulgou o estudo da Alvarez & Marçal, conselheiros ligados a esse grupo confirmaram a irritação interna com a alta cúpula do Tricolor após a notícia ser publicada em seu canal. Vale lembrar que logo depois da notícia ser divulgada no Canal do Nicola, o presidente Júlio Casares confirmou a existência do estudo e breve análise no Conselho de Administração como primeiro passo rumo a uma discussão sobre o assunto.
Aqui vale algumas informações extras. Segundo o que eu apurei, a Avarez & Marçal é uma empresa séria e respeitada no mercado, com diversos estudos e execuções do projeto SAF entre clubes do Brasil. Portanto, qual o real receio de ouvi-la, já que o estudo está pronto para as discussões iniciais?
Neste contexto cabe uma resposta informal de um conselheiro a um questionamento de um torcedor alguns dias atrás, que veio até a mim de uma pessoa de confiança. Ao ser questionado sobre a SAF em Córdoba, horas antes da final da Sul-Americana, este conselheiro respondeu da seguinte maneira: “boa parte dos conselheiros não querem, porque a SAF iria mostrar que eles (os conselheiros) não tem capacidade para administrar o clube”.
Bingo, bingo e mais bingo!
Quem lê este blog regularmente sabe que não nutro simpatia alguma com o Conselho Deliberativo da forma como está configurado atualmente, com a presença de 160 vitalícios dentro de 260 nomes e pouquíssima renovação. Porém, apesar da argamassa espertamente aplicada para que o São Paulo seja severamente amarrado a estes 240 legisladores de piscina e bocha, espero com esperança e ingenuidade que a gestão atual siga adiante na tratativa de expor o estudo encomendado a discussão.
Os torcedores, maior patrimônio da instituição, tem o direito de saber: SAF sim ou não e por que?
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(5) Comentários
Eduardo
27 de outubro de 2022Mas como iria dar certo se só tem conselheiro da época que tinha dinossauro, o povo não quer largar o osso, ta igual a politica, apesar que no SP é pura politica e vaidade.
Dan
25 de outubro de 2022Esquece gente. Vão afundar o clube na lama primeiro pra depois aceitarem discutir a SAF. Antes disso, alguns anos no meio da tabela, eventualmente ganha um paulistinha ou uma sula, eventualmente namora com a despromoção no Brasileiro... até que um belo ano acontece o inevitável: rabaixamento para a 2ª divisão! E aí vendem o clube desvalorizado para um Gringo qualquer fazer dinheiro com Cotia.
Gabriel
25 de outubro de 2022Sabemos muito bem o porque eles não querem, para não perder os benefícios que eles tem. E sim, é uma prova que eles não tiveram capacidade de administrar mesmo, até porque, se tivessem, jamais teriam permitido o São Paulo Futebol Clube de chegar no fundo do poço como chegou nos últimos anos.
Emerson
25 de outubro de 2022Esses conselheiros todos poderiam estar num avião espacial pra Marte do Elon Musk, por conta do $ deles claro e sim, para nunca mais voltar! Câncer maldito, acabaram com o SPFC!