Roger Machado já está integrado no dia a dia do São Paulo Futebol Clube. Após uma reunião com o elenco para explicar como ele pensa futebol e dizer que em seus elencos todos os jogadores são importantes, o treinador já iniciou os trabalhos em campo, visando o jogo desta quinta-feira (12) diante da Chapecoense, no Canindé.
.
O jornalista Guilherme Azevedo, da Placar, minuciou as formações mais usadas pelo novo técnico do Tricolor. A formação mais utilizada ao longo da história de Roger Machado é o 4-2-3-1 e, caso ele mantenha essa formação base, será pouco provável a manutenção do trio ofensivo composto por Lucas, Luciano e Calleri.

Para esta formação, Roger teria que sacar Luciano e promover um jogador na esquerda, jogando na mesma linha de Marcos Antônio (meio) e Lucas (direita). Caso utilize Luciano centralizado, o treinador abdicará de usar o trio Marcos Antônio, Danielzinho e Bobadilla.
.
Se quiser manter Luciano próximo da área, com Calleri no comando de ataque, Roger deverá esquecer sua preferência de formação e escalar a equipe num 4-4-2, mantendo o trio do meio-campo e Lucas; formação essa que permitiu o São Paulo evoluir na temporada. Veja abaixo:

O treinador deverá trabalhar essas e outras formações. Roger avisou seu grupo nesta última terça-feira que costuma variar a formação tática, também trabalhando jogos com um time com três zagueiros, a depender da situação. No mais, Roger costuma trabalhar a marcação por zona e trabalho ofensivo dos laterais.
Opinião
É claro que Roger Machado mudará o time em relação ao time de Crespo; afinal, são estilos distintos de jogo. Porém essa mudança deve vir aos poucos e não de uma forma abrupta. Não se mexe em time que está ganhando e creio que Roger sabe disso.
Portanto, entendo que o time que enfrentará a Chapecoense no Canindé ainda seja “mais Crespo que Roger” porém com uma marcação um pouco diferente daquela que o argentino promovia.
Estarei no Canindé para, além de torcer pelo São Paulo, comentar se já enxergamos diferenças entre os dois treinadores. Tudo isso com o Campeonato Brasileiro tracionando cada vez mais após o fim dos estaduais.
BYD e Mondelez na briga
pelos Naming Rights em 2027
Para acessar outras notícias
do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Twitter X
Post aberto para comentários.






Nenhum comentário