Nação do Maior do Mundo;
Neste post darei detalhes sobre a pré-temporada que o São Paulo fará nos Estados Unidos e também tentarei esclarecer no texto algumas dúvidas que surgiram após algumas matérias colocadas na mídia, especialmente uma que dá a entender que o clube “pagará” para jogar a Florida Cup.
Em primeiro lugar, vamos falar de como é o modelo de negócio da Florida Cup. Os organizadores do evento não darão dinheiro para nenhum clube. Eles oferecem passagens aéreas e estrutura de divulgação para que cada clube use as propriedades do evento junto aos seus próprios patrocinadores e assim obter eventuais lucros. Como o São Paulo possui patrocinadores globais, ele disponibilizará estas propriedades para eles (Under Armour, Ambev, Gatorade, Copa Airlines e um local – bem interessantes por sinal) e deste modo lucrar com a viagem.
Porém, apesar de obter lucro, o dinheiro não é o principal objetivo do Tricolor no início do ano. O clube irá para Orlando para fazer uma pré-temporada focada em desempenho e treinará no IMG Sports Academy, um dos centros de alta performance mais bem equipados do continente americano. É só entrar no site da IMG que a gente consegue entender o porquê da escolha.
Em resumo, a Florida Cup não é o modelo de negócio dos sonhos para nenhum clube. Ela dará as propriedades a serem exploradas e se beneficia com o mix de clubes. Participa quem faz dos “limões uma boa limonada”. O Tricolor usou a força de seus patrocinadores para viabilizar a viagem e treinar em um local de grande performance. Vai encarar o torneio como amistosos de luxo e, de quebra, alguns de seus Sócios Torcedores terão o privilégio de acompanhar a delegação, aumentando ainda mais o desejo do torcedor de ser um sócio ainda mais participante.
Lembrando que em janeiro o Tricolor abrigará em Cotia o Columbus Crew, clube americano de futebol, que fará a sua pré-temporada aqui. Com isso o São Paulo faturará cerca de R$ 500 mil reais com o aluguel de suas dependências.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
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Post aberto para comentários.
(5) Comentários
Hiei
16 de dezembro de 2016Agora só falta saber, quem tem o Dever/Obrigação de ir, e quem vai ganhar umas "férias" de graça!
Miguel
14 de dezembro de 2016Ótima análise ... No seu ponto de vista Daniel perrone,esse local que o São Paulo irá fazer a pre-temporada é melhor que o CTT da barra funda ?
Luiz Octavio - USA
14 de dezembro de 2016Sou tricolor de bisavô tricolor e há mais de 45 anos sigo nosso amado SPFC e vivo em Orlando há cerca de 18 anos! Muito bom post sobre a Florida Cup e para esta próxima edição os organizadores mudaram um pouco o formato da competição tentando torná-la mais competitiva e atrativa para os torcedores num sistema de playoffs com semifinais e final. Os estádios também melhoraram um pouco pois antes jogos eram realizados em campos da Disney que mais pareciam campos de condomínios. Além dos patrocinadores do SPFC citados, a logomarca da Prevent Senior aparece no site do torneio como um dos patrocinadores principais! Da minha parte acho o o novo formato do torneio mais interessante para os clubes pois o antigo gerava muito pouco interesse do público local sem contar a oportunidade maravilhosa de ter meu amado tricolor aqui tão perto! E de quebra podemos ainda ter uma final entre o tricolor e a galinhada... seria sensacional!!
Ge Lopz
14 de dezembro de 2016"Dinheiro não é o objetivo". Para um clube que não se desfaz do Lucão COM MEDO QUE SAIA DO SPFC E SE TORNE UM CRAQUE, que quer vender o Rodrigo Caio num preço de jogador de de clube europeu...Por um clube que nos últimos anos manteve no elenco esses caras mais pensando em deixar exposto na "vitrine" para ver se lucrava algum $$ numa suposta negociação do que formar um time com elenco campeão...O SPFC contradiz essa sentença de "dinheiro não é o objetivo". Aliás, que eu saiba, o SPFC precisa de mais $$$$ para contratar jogadores melhores e não tirar $$$ do próprio bolso para participar de torneios. Quando o time era CONVIDADO e participava de torneios de prestígio com o Tereza Herrera e o Ramón de Carranza, quem pagava a conta? Acho que o SPFC tinha mais moral "por aí"...rsrs
Renato Oliveira
14 de dezembro de 2016Resumindo, é uma questão de visibilidade. Paga-se um valor relativamente pequeno para ser conhecido nos EUA. De quebra, já começa uma pré-temporada para o novo treinador testar seu time.