Nação do Maior do Mundo;
David Neres, oito jogos e três gols pelo profissional, jogará no futebol holandês. O jogador foi negociado com o Ajax (Holanda) por 15 milhões de euros e se despede como a terceira maior venda da história do Tricolor, perdendo apenas para as vendas de Denílson (Betis) e Lucas (PSG).
Veja os detalhes da negociação na matéria do Globoesporte.com
Não conheço nenhum torcedor que comemorou a saída de Neres. É óbvio que eu, como a imensa maioria dos Tricolores gostaria de vê-lo no time principal mas o fato é que, pelos valores citados, o negócio foi absolutamente inevitável. Dois pontos me chamaram a atenção na matéria do Alexandre Lozeti (Globoesporte.com): o primeiro foi o pedido do próprio jogador para que fosse realizada a venda. Neres tem a grande chance de seguir a mesma trajetória de Romário e Ronaldo, que brilharam à partir da porta de entrada holandesa. O futebol de lá é um trampolim e se for bem, a chance de Neres seguir para um “Major Club” espanhol ou inglês é gigante.
Aí entra o outro ponto que me chamou a atenção. O São Paulo ainda fica com 20% dos direitos econômicos do atleta. Imaginando que Neres corresponda as expectativas, se o Ajax o vender por 30 milhões de euros (valor até baixo em se tratando de transação européia), o São Paulo levará 6 milhões de euros a mais, além da porcentagem de formador do atleta. David Neres é 100% Cotia, isso é, o Tricolor arrecadaria algo em torno de 10 milhões de euros por um jogador que mal pisou no gramado do Morumbi.
Se o negócio foi inevitável, por outro lado a dúvida sobre o rendimento do jogador será eterna na cabeça do torcedor. Ninguém poderá cravar sucesso ou fracasso de rendimento se o atleta ficasse no clube, mas para efeito de comparação, Denílson e Lucas, os dois maiores negócios do São Paulo, não atingiram o ápice projetado pelo torcedor. Lembramos do sucesso de Kaká e Casemiro, mas não podemos nos esquecer dos fracassos de Sérgio Motta, Ademílson e Henrique, entre muitos outros. Futebol não é uma ciência exata e dentro de campo muitas vezes dois mais dois não são quatro.
O mais importante de tudo isso é saber onde esse dinheiro será usado. Vamos amortizar os juros? Investir num centroavante? Que tal essa gestão do São Paulo colocar uma nota oficial sobre o destino do dinheiro de David Neres na área de transparência criada no site oficial do clube? O torcedor ficaria grato em saber que lá temos assuntos mais relevantes que atas de assembléias ou de reuniões no Conselho Deliberativo.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(25) Comentários
EBOS
1 de fevereiro de 2017O coração dizia para não vender!! Queremos que, acima de tudo, o São Paulo seja um vencedor nos gramados. Mas o negócio era bom demais, ainda mais com o jogador pedindo a transferência! Baita negócio (financeiro), mas precisamos ver a diretoria trabalhar para que esse dinheiro sirva para amenizar as contas e trazer alguém pra melhorar o time! Esse alguém não pode ser Rogério (Sport)!
Luiz Felipe
31 de janeiro de 2017O Neres não é 100% Cotia, o mecanismo da fifa prevê um percentual para o time que o mantém até os 23 anos de idade, ou seja, o Ajax também será clube formador. Além disso, se o Neres for vendido pelo Ajax por 30 mi de euros, o valor do SP seria: 30 mi x 20% + 30mi x 3% = aprox 7 mi. Bem longe dos 10 mi na conta do blog. Meu Deus, quanta informação errada.
Daniel Perrone
1 de fevereiro de 2017"Meu deus, quanta informação errada" - Margem de 3 mi em uma negociação que arrecadará aproximadamente 50 milhões de euros, sendo que temos ainda 20% em uma hipotética venda ao dobro do preço. Pode ser mais, pode ser menos, pode não ter venda alguma, pode o atleta falecer... Agora eu falo: que comentário imbecil!
Luiz Felipe
2 de fevereiro de 2017Continua falando asneira. Escreveu que podemos ganhar 10 mi de euros numa situação em que ganharíamos no máximo 7 mi, um erro de "apenas" 30%. E não serão 50 mi de euros, idiota, são reais. Não sabe fazer uma conta, não checa uma informação, chutador do caralho.
Ge Lopz
31 de janeiro de 2017Enquanto o SPFC vende o melhor da base, o Santos usa a base para formar times campeões, e só DEPOIS negocia seus talentos. Resultado: SPFC na fila por anos e o Santos campeão de algum título ano sim, ano não. Parabéns SPFC. O SPFC tem uma dívida sem fim há uns 20 anos. Esse discurso vem de antes do últimos mandato do Juvenal e do Aidar. Cadê o Dinheiro das vendas de Lucas e tantos outros que foram embora do SPFC desde 2010??? Conversa mole. O Santos tem dívidas, o Corintians tem dívidas, o Atletico MG tem dívidas, o Barcelona tem dívidas, o Real Madrid tem dívidas, o Ajax tem dívidas, a Juventus de Turim tem dívidas. mas nós somos os únicos que tem que engolir essa DESCULPA de falta de dinheiro para torcer por elenco MEDÍOCRES pois há a "necessidade" de vender o melhor que a base produz para pagar dívidas e ver nossos rivais conquistar campeonatos. Cartolada mentirosa e incompetente, que não tem capacidade nem para ter um patrocinador master que pague no minimo igual ao que recebem nossos maiores rivais. Assim não precisariam VENDER O QUE TEMOS DE MELHOR para ter $$$ em caixa. Isso vendam Lyanco, David Neres, Luiz Araujo, depois vão vender o Lucas Fernandes, o Shaylon para pagarem o salário do Denis, do Lucão, do Rodrigo Caio, do Wellington, do Wesley, do Gilberto...VER-GO-NHA!!
Jefferson
31 de janeiro de 2017E o que eu não entendo é que essa crise já dura aproximadamente oito anos desde o último título no Campeonato Brasileiro.Só se fala em dívida,dívida,e todo ano é o mesmo assunto : Venda do jogadores para se pagar as dívidas ,para cobrir o rombo! O torcedor não aguenta mais,todo ano é sofrimento,vergonhas,vexames,piadas e nada muda.Realidade muito triste !
Henrique Elias
31 de janeiro de 2017Também não gostei , mas foi sempre citado a necessidade do clube em fazer grana com vendas, agora resta saber se será bem aproveitado este dinheiro!
Tiago
31 de janeiro de 2017Transparência, planejamento, competência, capacidade é tudo que essa diretoria e as passadas não tiveram. O que fizeram com as vendas do Kardec, Boschilia, Souza? o que fazem com o dinheiro do sócia torcedor?
Tiago
31 de janeiro de 2017*sócio
André
31 de janeiro de 2017A venda é inevitável pelos valores. Além disso, já apostamos em jogadores jovens antes, segurando as ofertas altas, e no fim das contas eles não renderam nada, nem no time nem aos cofres. Todas as vezes que aparecer uma bela proposta, deve sair sim, pq com o caixa saudável podemos trazer jogadores mais consolidados e não ficar dependendo de Cotia. Ademais, jogar no SP não depende só de habilidade, o cara precisa suportar pressão e temo que os jovens não tenham essa estrutura. Para finalizar, com seguidos sucessos de nossos garotos no exterior, Cotia pode virar uma espécie de grife e tende receber até mesmo propostas melhores, olhar diferenciado e etc. É melhor ter um celeiro de jogadores jovens para venda e consolidar o time com boas opções do que depender da incerteza da base. Pela incerteza, deixa os europeus paguem.
Eduardo
31 de janeiro de 2017Tricolor vende bem e compra mal. Algumas bombas de 2009 para cá. Quantos milhões foram gastos ? Lucio, canete, clemente rodrigues, Fabrício, pabon, Wilder guisao, Carlinhos, Wagner Diniz, Eduardo costa, Samuel, carleto, e ratinho, cortez, wallyson, negueba, welliton, Luís Ricardo, Rogér carvalho, jean rolt, Adrian Gonzales, saavedra, Paulo assunção etc. A lista é maior ainda...
Eduardo Barella
31 de janeiro de 2017Perrone, acho que foi a melhor solução. Mesmo que o David Neres arrebentasse este ano no Tricolor, dificilmente conseguiríamos vendê-lo por mais de 15 milhões de euros -- o valor de mercado para a primeira venda à Europa de um jogador brasileiro tem um teto, pois sempre há a dúvida se vai se adaptar, emplacar, etc. Conseguimos um ótimo preço e, como vc disse, ainda mantivemos 20% do passe. Vou ser sincero: até agora, no profissional, ele não jogou para valer tanto.
Waldemyr de Almeida.
31 de janeiro de 2017Irretocável. Concordo com sua opinião. Tbem gostaria dá transferência na negociação. Jogo limpocom os torcedores.
Filipe Carvalho
31 de janeiro de 2017Que se pague as dívidas. Quem aqui fica jogando nomes de peso para o ataque com essa grana só pode tá louco. Chega de má gestão. É melhor por um fim nessas dívidas e crescer de forma consistente do que vender ilusão como muitos outros times no BR fazem. A direção tem que por o boné até onde o braço alcança apenas.
Gleicon7
31 de janeiro de 2017Pois é, também não vi nenhum torcedor tricolor comemorando essa transferência. Resta agora cobrar a diretoria por um esforço maior pela contratação de Hernanes, a vinda de um camisa 9, além de aguardar aflito o final de janela européia e o fim do eterno réveillon chinês...
@orlandocastilho
31 de janeiro de 2017O Hernanes não saiu por 15 milhões de euros também? aliás falando nele tem alguma informação se vem mesmo ou é só ilusão? Neres é promissor sim, mas a atual situação do clube não permite deixar passar uma oferta desse porte.
Celso Teixeira Gonçalves
31 de janeiro de 2017Lamento a saída do David Neres, das promessas da base era um dos maiores candidatos ao sucesso dentro do Morumbi, mas os valores financeiros falam mais alto e torço pelo sucesso dele. É importante a diretoria saber onde irá investir este dinheiro! Precisamos de um homem-gol, fechar com Jucilei e laterais! Alguma novidade sobre Lyanco na Juventus e Hernanes no SP?
Junior
31 de janeiro de 2017Q pena o Neres ter saído, tava apostando que ele faria um grande ano com a camisa do tricolor, mas de qualquer forma desejo todo sucesso pra ele, foi pro clube certo, Ajax e uma grande vitrine, qualquer garoto que se destaque lá chama a atenção dos grandes europeus(atuais claro, pois historicamente o Ajax tbm é um dos grandes). Com a saída dele é bem capaz que Neilton ou Luis Araújo assumam a vaga, mas eu faria diferente, já que não tem mais o Neres eu colocaria o Cueva ali na esquerda, sua posição de origem, e começaria aos poucos dar uma chance ao Shaylon, ele tem todas as características de um meia que joga centralizado, e tbm é uma de nossas promessas, eu fazeria o teste, acho q pode valer MT a pena.
Eric
31 de janeiro de 2017Concordo.... tbm gostaria de ver Cueva na esquerda e Shaylon centralizado, lembrando que Cueva começou jogar pela esquerda no sp e foi muito bem. Só queria um 9 e mais um volante para fechar o elenco... no caso até venderia o Lyanco para ter esses jogadores.
Marcelo Kaloré
31 de janeiro de 2017A venda é inevitavel , pela situação econômica do clube , e teria chances dele sair de graça como Miranda , J Schimit e Oscar !!!! acho que foi atitude certa , eu usaria todo o dinheiro para pagar dividas bancárias !!!! evitaria uma venda futura de outro jovem jogador !!!
vander
31 de janeiro de 2017INVESTIR NUM CENTROAVANTE É OBRIGAÇÃO, NO FUTEBOL DE HOJE, VAN PERSIE CAIRIA COM UMA LUVA, MAS TEM TAMBÉM PRATTO, TARDELLI OU BORJA...CIFRAS TEM....
Matheus Silva
31 de janeiro de 2017Belo texto, uma visão fria dos fatos... Pelo valor, concordo com a venda... Mas que seja apenas essa... Não da pra vender mais atletas da base, pois se o objetivo era subir os jogadores de Cotia esse ano, que seja cumprido... E também é difícil achar peças de reposição, muito difícil.
Jeyel
31 de janeiro de 2017O valor de 50 milhões não é 100% verdade. 10,7 milhões vão depender do desempenho. Arriscado. Mas concordo que a grande maioria de jogadores dessa idade são incógnitas. Lembrando de João Paulo que recebeu proposta de 15 milhões, hoje tá emprestado e dificilmente receberá proposta igual ou superior.
Daniel Perrone
31 de janeiro de 2017Pelo que eu entendi as condições de desempenho para esses 10,7 milhões são bem factíveis, como participação em X número de jogos, campeonatos, número de gols... se o Neres for Neres, atingirá sim.
Ronaldo Carrel
31 de janeiro de 2017Se o clube não vende o jogador e pelo que parece era a vontade dele e não rende em campo ja iria ganhar fama de mercenário