O ano mal começou e o São Paulo já se prepara para a saída de duas de suas principais contratações de 2017: Lucas Pratto e Hernanes. O primeiro vive a iminência de ser negociado com o River Plate, caso o valor da proposta (que ainda não apareceu) confirme a versão falada pela imprensa e seja boa para o Tricolor. Já o segundo deverá cumprir uma cláusula de retorno, imposta pelo Hebei Fortune em troca da cessão de empréstimo gratuita.
Serão duas perdas significativas no elenco. Apesar de não ter correspondido no ano passado, Pratto chegou como maior contratação do clube em 2017 e Hernanes, o “Profeta salvador”, foi um dos grandes responsáveis pela guinada do clube no segundo semestre. As prováveis saídas serão duros golpes na gestão Leco e a dupla Raí/Ricardo Rocha deverá correr atrás de reforços para as duas posições.
Para o lugar de Pratto, o principal candidato é Aloísio Boi Bandido, que se desligou do mesmo Hebei Fortune de Hernanes e está livre no mercado. Se ele voltar, teremos garantia de gols feitos e perdidos, mas também de presença de área e muita raça. Não me oponho a sua chegada pois vivo dizendo que, para a posição de comando de ataque, um clube tem que “contratar gols”, isso quer dizer, quando se pensa um Fred, um Jô ou um Ceifador, o contratante está de olho em bola na rede. Foi o pensado na vinda de Pratto. Aos trancos e barrancos, o Boi cumprirá essa função. O jovem Brenner, que treina como titular nesse início de temporada, corre por fora e é boa esperança no ano.
Já para a vaga de Hernanes, o Tricolor trabalha para a chegada do veterano Diego Souza e há quem diga que o negócio terá sucesso. Não vejo ele como uma substituição a altura do Profeta e até preferia o investimento num jogador mais leve como Gustavo Scarpa mas Dorival Junior, que chega junto no planejamento, espera por um time mais goleador neste ano e o meia-atacante do Sport possui boa característica de finalização e chegada na área. Porém, o time mudaria mais uma vez de característica. Incógnita.
Além de Aloísio e Diego Souza, é bem provável que exista negociação pela vinda de Victor Ferraz, lateral direito do Santos. Jair Ventura, novo técnico santista, deverá promover a titularidade de Daniel Guedes, deixando o caminho um pouco menos difícil para os diretores do Tricolor. Não está descartada uma troca entre atletas dos dois clubes.
É esse o São Paulo “Black Mirror” de 2018: com um elenco nebuloso, volátil e ainda envolto com os mesmos problemas que o minaram nos anos passados. Manutenção das principais peças do elenco era um ponto da carta aberta ao Leco e abala a confiança do torcedor no ano. Mesmo assim tenho plena confiança em Raí e Ricardo Rocha e darei toda a paciência que tenho para que eles trabalhem para um Tricolor forte ao ponto de disputar os títulos da temporada. Um ponto que toco bastante neste início de ano é achar uma alternativa a Cueva, jogador de perfil ‘perigoso’ pois disputará a Copa do Mundo e será frequente ausência em datas FIFA.
Entrevista de Raí falando de reforços no Tricolor aqui.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(14) Comentários
Soulfly3001
7 de janeiro de 2018Gostaria de GANSO e CALLERI
Thiago Toldo
5 de janeiro de 2018Pratto correspondeu sim, só não encaixou como no Atlético devido às limitações no elenco. Acha que dá pra jogar ao lado do Aloísio? Seria bom demais demais ter um ataque com essa raça.. Um quarteto com Hernanes e Diego Souza seria sonhar demais?!
Norton
5 de janeiro de 2018Bah... se contentar com Boi Bandido para substituir Pratto??? E Diego Souza no lugar do profeta?? Que momento...Mais um ano de gastos administrativos estratosféricos, de dívida, sem títulos e meta maior: se manter na série A....
Daniel Sampaio
5 de janeiro de 2018Podia tentar segurar o Gilberto né, já que o Pratto vai sair. Ele estava em ótima fase esse ano, acho que merecia a titularidade.
Lucas Lira
5 de janeiro de 2018Tá triste! Esse ano quero ficar o mais longe possível do São Paulo F.C. pois acredito que não se salva em Dezembro. Lamentável.
Flávio Moraes
5 de janeiro de 2018Nobre colega! Gostaria de ter esse seu otimismo, mas são 10 anos de chapuletadas nas costas com Diretorias medíocres. Nada indica que que vamos ultrapassar esse período nefasto. Pelo contrário, as noticias ruins são maiores que as boas. São as mais brochantes para reverter esse quadro e produzir algum otimismo, pelo menos para mim. Abraços.
wiliam
5 de janeiro de 2018Boi bandido é sinônimo de rodeio, não gols! Um jogador que fez seu nome com voadoras e exaltado pela sua voluntariedade e não por gols. Nem o Pratto fazia os gols! SPFC precisa de opções rápidas para o ataque, parecia time de pembolin. Agora me falam em outro jogador de pembolin, o tal do Diego Souza, que deveria ter encerrado a carreira naquele jogo em que perdeu o gol contra os gambás. Nem a torcida do Sport gosta dele. Jogador que quase foi rebaixado, mostrando um comprometimento nulo, quando estava tratando com o Palmeiras. É seu Perrone, esse ano não escapamos do rebaixamento, e muito passador de pano para a diretoria, vai perder sua boca.
Diogo
5 de janeiro de 2018Ao que parece, teremos mais uma ano para ser esquecido. O mínimo necessário para um ano razoável seria a manutenção das principais peças. Para brigarmos por algo, a manutenção com algumas contratações chaves. O que está acontecendo: nenhuma contratação chave (para setores deficientes), a subida de um monte de garoto e a perda de duas das principais peças. Na boa, esperar que a substituição de Hernanes e Pratto por Diego Souza e Aloísio possa manter o mesmo padrão, não passa de conversa pra boi dormir, com o perdão do trocadilho.
Carlos Massarotto
5 de janeiro de 2018Aguardando um post sobre o pior Presidente da história do SPFC. Um post de cobrança reta, falando o que todo torcedor do SPFC fala, sem usar palavras bonitas ou passar a mão na cabeça.
Luis
5 de janeiro de 2018E você acha que post cobrando e criticando o presidente vai adiantar alguma coisa além de cornetar mais? A cobrança correta seria pessoalmente pelas organizadas, mas que infelizmente encontram-se vendidas. Nos resta aguardar pra ver o que vem pela frente. Por enquanto a previsão não é das melhores, mas ainda há tempo hábil de melhorar para prevenir os problemas do ano passado. Saudações tricolores!
Daniel Perrone
6 de janeiro de 2018Já falei e falo novamente: É preciso dar tempo ao Raí. Essa é de longe a melhor equipe para gerir o futebol do SPFC, no papel, mas sem paciência não irá a lugar algum. Xingar o Leco é chover no molhado, lugar comum. Não acho ele o presidente ideal, assim como não achava o Pimenta. São figuras que representam o passado. Mas Raí pode sim dar um futuro bom ao clube. Paciência!
Ge Lopz
5 de janeiro de 2018No caso da negociação do Pratto acontecer, com a grana eu iria buscar o "Ceifador". Mais garantia de gols que o Boi Bandido, e pela sua característica de jogador de área se entrosaria fácil com Diego Souza e/ou Hernanes e Cueva. E ainda buscaria o Anderson Martins, bom zagueiro do Vasco, para jogar ao lado do Arboleda. Parece que o zagueiro, destaque do Vasco ano passado, está insatisfeito no clube carioca. O SPFC não pode parar para lamentar saída de jogador. "Elenco nebuloso" é forçar "um pouquinho demais" no sensacionalismo, não? Elenco nebuloso era aquele do começo do ano passado. Jogadores reconhecidamente fracassados com a camisa do SPFC, mesclados com jogadores meia-boca contratados a pedido por um arremedo de técnico sem experiência NENHUMA na função e algumas promessas/incógnitas da base (que foram no final das contas os únicos que nos surpreenderam de forma positiva). O elenco, a diretoria e a comissão técnica deste ano, de hoje são SUPERIORES ao de janeiro do ano passado. Então, menos na paúra, por favor. O SPFC é o Clube Da Fé. Torcedor que vive com "medinho" não merece vestir essa camisa.
CASSIANO LUIS DE OLIVEIRA
5 de janeiro de 2018Perrone creio que o menino Igor Gomes seja o substituto do Profeta, parece ser bem maduro, veloz e forte fisicamente.
Cirano
5 de janeiro de 2018O ano se inicia com tremendas dúvidas e medos latentes, pelo menos para alguém minimamente consciente. Hernanes acaba de anunciar sua saída. Pratto quer ir para o River Plate, já que lá possui perspectivas de ser vencedor, o que o São Paulo não apresenta há muito tempo, e deverá ser negociado. Ter Cueva, um jogador que tem talento mas é um vagabundo do futebol, como o homem que vai carregar o time, é a mesma coisa que colocar um filho menor de idade para ser o chefe da família. É isso aí senhores são paulinos, temos tudo para ter um 2018 pior ou igual a 2017. E imaginar a ridícula reunião entre alguns que se acham como "ilustres" são paulinos com o "grande" Leco. São paulino de verdade só teria um diálogo com o Leco: "renuncie imediatamente" ou não haverá um jogo no Morumbi que não iremos protestar, requerendo a sua renúncia. Mas não, esperemos chegar a segunda divisão para cobrarmos verdadeiramente a saída do Senhor Leco, o pior presidente da história do São Paulo.