Quem conhece intimamente o Morumbi sabe que, apesar de ser o estádio mais clássico e imponente da cidade, ele precisa se adequar a modernidade dos dias atuais. O São Paulo também sabe disso e, dentro do possível, planeja e executa melhorias significativas em seu estádio e também futuramente no CT da Barra Funda, já que agora o espaço está com concessão renovada.
Algumas melhorias já são percebidas no Cícero Pompeu de Toledo, como a pintura das cadeiras das arquibancadas, a reforma dos camarotes do Concept Hall, a reformulação da Sala de Imprensa e da drenagem do gramado. Agora, o clube divulgou novos planos de reforma e modernização, que incluem telões, novos refletores, substituição dos recursos de energia e o estudo da aproximação das numeradas do campo de jogo (exemplo da foto do post, que é uma montagem de torcedor). O UOL mostrou com detalhes tudo que o Tricolor pretende fazer no Morumbi e na Barra Funda; vale ler o texto do portal.
De todos os novos pontos divulgados, os que mais me chamaram atenção foram a ideia de Praça de Alimentação/ponto de encontro dos torcedores no bolsão em frente a Praça Roberto Gomes Pedrosa e o desenvolvimento de um novo projeto de identidade visual para o estádio, a fim de atrair mais visitação além dos jogos. A Praça de Alimentação ao ar livre ponto seria uma atração a mais para quem vai ao estádio e, com a proximidade da liberação da linha amarela de trem do Morumbi, as pessoas poderão chegar com mais facilidade e aproveitar as opções de comida que lá estarão. Já a nova identidade para o Morumbi é algo que considero essencial: o Morumbi precisa de uma nova “capa”, uma sinalização de fachada mais atraente, tal qual a estrutura do Allianz Arena (Munique) ou até mesmo a sinalização metálica do estádio do Beira Rio.
Vale muito a pena ver este link com detalhes da estrutura metálica do estádio do Internacional. Os arcos de metal são separados da estrutura de concreto, e é isso que na minha opinião deveria ser pensado para o nosso sacrossanto. Uma estrutura que não mexa com o concretismo do Morumbi (tombado como patrimônio histórico da cidade) e, ao mesmo tempo, apontando para o modernismo que sempre nos caracterizou.
Estas são as minhas impressões em cima do que foi divulgado. O fato é que o Morumbi, apesar de belo e histórico, sempre necessitará de cuidados especiais para que, mesmo particular, se mantenha entre os melhores estádios do Brasil.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(27) Comentários
Matheus
10 de maio de 2019Na minha opinião o Morumbi deveria ser reformado. Deveriam remover a pista de atletismo e aproximar o Anel central ao campo. Assim: https:// imgur. com/a/0vFjUxR
Sávio Aires
28 de abril de 2018Notícia pra mudar o foco, tirar o holofote de mais um planejamento fracassado. Reforma em estádio é a última coisa que o São Paulo precisa nesse momento.
messias josé rodrigues
28 de abril de 2018O mais importante no meu ponto de vista é um bom estacionamento. O São Paulo é carente disso há muito tempo. Se tivéssemos são-paulinos no poder, com certeza estariam fazendo pressão para a breve conclusão das obras das linhas 4 e 17 do metrô. Porém, com aquela velharia senil lá existente, deixaram gayvotas e peppas nos dar um banho de crescimento. Estamos parados no tempo e no espaço. Socorro.
Roberto Dias
27 de abril de 2018Isso é ridículo, tradição não se vende e o que faz o clube ser grande é uma gestão vencedora e um clube com títulos , este modelo ordinário de arenas vai acabar com o futebol e o tornar algo elitista e sectário, um espetáculo para tv e não para quem gosta do esporte.Sou completamente contra a mudança do estádio, claro que precisa ter estacionamento, mas precisa ainda mais da estação de metro.Como sei que isso é mais um factoide a diretoria e presidência deveriam fazer pressão pelo metro não fazer média na mídia e tirar o foco dos problemas que se empilham por anos no SPFC, inclusive este de mentir sobre o estádio.
Lepo
27 de abril de 2018Não é o anel inferior (como muitos propoem, de uma maneira pouco inteligente) que tem que ser estendido ate o gramado, e sim o anel intermediário, criando-se assim mais lugares com uma boa inclinação para visibilidade, sem a necessidade de rebaixamento do campo, pois há o córrego que segue sob o gramado. Abaixo do anel intermediário seria um espaço amplo e ótimo para todas lanchonetes, lojas, e varios espaços comerciais de todos os tipos possíveis. Para finalizar a primeira etapa, deveria haver uma cobertura, como a proposta anteriormente: com apoios e estacas fora do estadio, que garantem resistencia estrutural sem mexer na estrutura das arquibancadas; além de ficar muito bonito. Na segunda etapa deveriam tentar algum acordo para construção de garagem, e por ultimo hotel e teloes.
Aline Novais
27 de abril de 2018Uma reforma nos banheiros é indispensável também! Chega a dar vergonha, os banheiros do metrô de sp são melhores!
jr
27 de abril de 2018ANEL INFERIOR PRÓXIMO DO CAMPO, SEM DISCUSSÃO! TODOS RIVAIS TEM UM CALDEIRÃO , NÓS NÃO!!! SIMPLES ASSIM!
William
27 de abril de 2018Pessoal, não vejo outra alternativa a não ser aproximar mais o torcedor do campo, pois os concorrentes estão muito fortes em suas casas, devido a pressão que impõe no time visitante. Hoje infelizmente o Morumbi não amedronta mais o adversário, Praticamente um campo neutro! Reforma já
Nilton Tricolor
27 de abril de 2018Quero ver sair do papel. Já vi vários projetos e mais projetos. Esta modernização precisava fazer o mais rápido possível, teria que incluir a cobertura e um local para shows menores, como tinha um projeto anteriormente. Digo o porque, não sei se repararam: Cade os shows no estádio? Estão sendo feitos, muitos ou quase todos no Allianz Parque. Se o SPFC não se mexer, ficaremos a ver navios... ou melhor já estamos. Vamos Tricolor, voltar a ser o maior em tudo, como outrora.
Fellipe Silva
27 de abril de 2018Creio que simulação do caro torcedor tentou recriar a unica coisa que daria certo e que ficaria muito legal, o anel inferior das numeradas deve ser extinto sendo o anel intermediário esticado até o campo, dessa forma ao invés de 3 o Morumbi passaria a ter apenas 2 anéis, os da arquibancada e outro que chegaria próximo do campo. Reforma Já!
Luis
27 de abril de 2018As obras mais radicais no Morumbi, como aproximação da arquibancada e cobertura vão sair com certeza, mas será um pouco depois da finalização do trem bala entre Campinas-São Paulo-Rio, se é que me entendem.... (vou ao Morumbi há mais de 30 anos e ainda me orgulho muito deste estádio (com certo ar nostálgico, mas faz parte), e acho que, dentro do possível, o estádio já se modernizou bastante do que era - mas claro que fica muito complicado qualquer comparação com os concorrentes construídos recentemente). Confesso que neste momento me preocupo mais em termos um time minimamente competitivo do que um Morumbi mais moderno.
Luiz
27 de abril de 2018Acho melhor se preocuparem primeiro em ter um time competitivo e profissional. Pois viver de Estádio com esta mentalidade fraca de time sem força e apático não tem futuro... Que saudade da época do Telê....
Victor Hugo
27 de abril de 2018Na minha humilde opinião penso que deveriam aproximar as arquibancadas do gramado o mais rápido possivel, é só olhar os times que construiram as arenas dificilmente perdem em casa e vem ganhando muitos títulos após as construções das mesmas, pois dessa maneira a torcida fica no cangote dos adversários e a maioria dos jogadores que estão aqui no Brasil sentem essa pressão e acabam caindo de rendimento.
Lucas GR
27 de abril de 2018Derrubem essa merda e construam outro. Sempre será um estádio inútil, com torcida distante do gramado, onde um público de 40 mil pessoas, que é a lotação de uma arena do Corinthians ou Palmeiras, sempre deixará nosso estádio com cara de vazio, fato este que além de gerar piadas e mentiras, ainda é ruim para o marketing. Vendam o Morumbi por 2 bilhões, justificando o valor pela área nobre. Comprem o Pacaembu por uma pechincha. Reformem o Pacaembu e façam a arena dos sonhos.
Armando Neto
27 de abril de 2018Seria ótimo melhorar acessos ao estádio, pois não é agradável entrar na multidão que vai para arquibancada com meu filho de 8 anos. Se acontece um tumulto, tragédia consumada, porque nem sempre conseguimos chegar cedo e em grandes jogos sem.termos.muita fila! Outra coisa, fazer um banheiro descente, limpo e organizado, como nos estádios mais.moderno. Como levar uma criança para usar o "vaso" naquela represa de urina que se transforma o banheiro! Outra coisa, estacionamento: pela amor de Deus pagar flanelinha invés de pagar o estacionamento para clube do meu coração! Fazer um estacionamento descente e cobrar um valor justo! Ninguém vai ficar preocupado com flanela e parar carro em shopping!
Antônio
27 de abril de 2018Apoiamos a modernização, mas devemos pensar diferente! SPFC sempre esteve à frente de outros clubes, mas com a modernização sem pensar no benefício que a pista de atletismo lhe traz é muito triste. Sabemos que o torcedor fanático só pensa no futebol e mais nada , mas as 2 estrelas amarelas que o clube carrega, são glórias do Ademar Ferreira atleta do atletismo, história construída com muita glória e até hoje mantém um legado de 200 crianças na prática do atletismo por causa da pista. O que será do atletismo sem a pista? A FIFA é tão ridículo, dizendo que os estádios não devem ter pista de atletismo! Muito pelo ao contrário, se tivessem como o SPFC, o estádio estaria sendo utilizado a semana toda e não só os finais de semana com os jogos. Mas pobre é o pensamento dos ambiciosos!
rodrigo losi
27 de abril de 2018Morumbi mto bonito a noite, de dia é um bloco grande de concreto.
Junnior Souza
27 de abril de 2018Acho que antes de uma renovação no estádio, que hj e o menor dos nossos problemas deveriam se preocupar com oque está acontecendo com o futebol e com o grupo. O por que time nenhum da certo? No papel tivemos diversos times bons pra brigar por títulos e não estamos chegando nem perto disso! Temos que nos preocupar em resolver essa questão para depois chegar a pensar em ter nosso estádio reformado.
Renato
27 de abril de 2018Na minha opinião as arquibancadas não deveria ser vermelha e sim tricolor, pois parece que estamos no Beira Rio, estádio do Inter.
Marcos Yamada
27 de abril de 2018... porque nao deixa arqui bancada mais longe? Na compra do ingresso vai ganhar um binóculo para ver o torcedor o jogador porque tu não coloca uma arquibancada no centro da cidade pouquinho mais longe...afff
Rafael
26 de abril de 2018Excelente post! Gostei bastante das propostas para reforma
Euclides Navajas
26 de abril de 2018Na foto me parece que a extensão parte do anel intermediário, o que permitiria chegar até próximo ao campo, embora seja uma reforma custosa. Tenho impressão que a ideia seja partir do anel inferior, o que não permitirá chegar próximo ao gramado, cuja obra imagino ser mais barata.
Norton
26 de abril de 2018Mais um monte de promessas vazias do “genial” LECO para desviar o foco... Pq não comentas o fato do São Paulo ter gasto 354MM de reais com o futebol (mais que o Flamengo) em 2017, ter a segunda maior folha salarial do país e apresentar resultados ridículos na gestão do LECO???????????
Dane Souza
26 de abril de 2018O estádio do Internacional, de fato, ficou muito bonito!! Porém, o que pouco se fala desses arcos é que eles invadem parte da rua (e comem praticamente toda a calçada em uma das laterais do Beira-Rio). Na prática, tem gente reclamando disso até hoje por lá....
Fernandes
26 de abril de 2018Show essa imagem com as cadeiras próximas da beira do campo. Tomara que as ideias finalmente saiam do papel
karlo
26 de abril de 2018Mais um monte promessas vazias... já falaram em hotel, edifício garagem, cobertura... Estão pior que o Governo quando fala em liberar a estação do Metro. Só vou acreditar no dia que estiver funcionando.
André Christofoletti
26 de abril de 2018Sugestões: Símbolo continuar no centro do gramado. Cores dos anéis em vermelho branco e preto. Cobertura é mais urgente que telões, mas se desse para os dois, perfeito. E melhorar alimentação e quiosque de produtos oficiais nos corredores internos.