O São Paulino em geral só faltou soltar fogos na Avenida Paulista quando a parceria São Paulo/Adidas foi anunciada, no ano passado. Diferentes do padrão do mercado, os moldes do contrato da marca alemã se baseiam em participação do clube em altos royalties (26% a cada produto vendido, podendo chegar a 30% após metas cumpridas). O modelo previa receita até maior que dos modelos praticados pela Under Armour e Penalty. Além disso, a fama da empresa em diversificar e expor seus qualificados produtos prometia um efeito explosivo de compras entre os torcedores.
Porém, até hoje não se vê quase nada disso. Em um ano de parceria (a Adidas começou oficialmente no clube dia 30 de junho) o que se viu no mercado foram os bonitos porém protocolares uniformes de jogo, uma primeira linha de treino/viagem (fabricada as pressas, praticamente para atender o elenco) e a segunda linha de treino e viagem ‘azul’ de 2019. Além da falta de produtos diversificados, a marca ainda sofreu bastante crítica por conta da ousada tonalidade da nova linha, além de não ter conseguido abastecer adequadamente as lojas com os uniformes em diversos momentos da parceria. Faltou produto nas lojas oficiais e a iniciativa de se colocar nome e número nas camisas era frustrante, fora a resistência em preencher as costas do uniforme com as cores originais do clube.
Do ano passado para cá, pouquíssimas ações foram realizadas entre marca e clube. Uma delas foi a “Peneira Adidas”, projeto que leva três jogadores das ruas direto para a base do Tricolor. Os selecionados serão os vencedores das categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15. A iniciativa é bacana mas alguém aí viu marca ou clube bater nessa tecla com entusiasmo? Sou blogueiro do São Paulo há treze anos e só soube dessa ação dias atrás. Imagina que não acompanha com tanto afinco…
Espero estar errado mas com o comportamento atual, a Adidas demonstra para o mercado que o São Paulo se tornou apenas mais uma marca em sua prateleira. A parceria me parece muito mais se basear em atividade puramente comercial (produção de uniforme e venda nas lojas, com a presença de jogadores) que algo mais profundo, com ações de marketing que elevem as duas marcas e alterem o sentimento do torcedor, tão castigado pelo mau futebol apresentado nos últimos anos.
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Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
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(17) Comentários
LUCAS SANTANA
23 de dezembro de 2019Bom, a New Balance ou a Puma seriam opções interessantes, eu acho.
Zayit
1 de julho de 2019O SPFC está sem moral em tudo.
Rodrigo Muñoz
1 de julho de 2019Na verdade está na medida que o SPFC está merecendo... bem meia boca.
Claudio
28 de junho de 2019Procurei a calça azul (mesmo sendo feia) e não achei.
Fernando
28 de junho de 2019O resultado de uma gestão ruim, incompetente ,atrasada e falida
Rafael Lima
28 de junho de 2019Vamos aguardar o período pós Copa América. Adidas prometeu lançar a #camisa3, que não foi lançada em 2018. E precisamos ficar de olho, pois não temos muitas opções de produtos do tricolor nas lojas. Sinto falta da linha retrô. Fora que para 2020, deverão ser fornecedores de Inter e Cruzeiro. Abrir a loja no Morumbi e ter mais ações de marketing são fundamentais para essa parceria decolar. E caso não funcione, difícil pensar em uma grande marca para fornecer nossos uniformes. Saudações tricolores!
Daniel Novaes
28 de junho de 2019O fato é que temos um contrato de "segunda divisão" com a Adidas, sendo o Flamengo o padrão de "primeira" divisão. Como ocorre com as seleções nacionais, onde, por exemplo, o Paraguai (segunda divisão) ainda usa fonte quadrada, camisa com costas lisas, cores pixeladas... e Alemanha e Argentina com fontes novas, personalizadas, tecido das costas trabalhados... É como se nosso contrato fosse o Fluminense de anos atrás e do Flamengo o do Palmeiras do ano passado... lamentável, mas nos apequenamos até nisso.
Rodrigo
28 de junho de 2019Concordo plenamente com os comentários aqui que dizem que essa parceria, de fato decepcionante até o momento, é reflexo daquilo que o São Paulo se tornou nos últimos anos. Se o São Paulo que é o interessado maior não se coça, a Adidas muito menos. Com relação as novas camisas, acho que sou voto vencido: não gostei delas; para mim faltou capricho. Até esse detalhe estético demonstra o estado de abandono do departamento de futebol do clube. A iniciativa para mudar esse quadro, ou na verdade evitá-lo desde o início, deveria partir principalmente do Tricolor, pois é seu nome, seu símbolo e suas tradições, mas com o marketing ABSOLUTAMENTE FALIDO do departamento de futebol, duvido que alguma coisa mude. E essa questão nos remete àquilo que é a raiz de todos os problemas que assolam o São Paulo Futebol Clube há anos: a falta de gestão profissional. Aliás, essa situação de administração temerária já perdura há tanto tempo, que atualmente falar que a direção de São Paulo é incompetente virou clichê. E o pior é a falta de luz no fim do túnel mesmo após o fim do mandato do Leco: o sistema político fechado que governa o clube muito provavelmente vai colocar alguém com a mesma mentalidade na presidência. O fato de o destino de um clube tricampeão mundial de futebol e ainda dono da terceira maior torcida do país estar na mão de 200 e poucos conselheiros de mentalidade arcaica, para não dizer jurássica, é um absurdo por si só. Em suma: o São Paulo Futebol Clube perdeu e está perdendo, continuamente, relevância esportiva. As novas gerações não se interessam em torcer pelo clube e o clube não atrai novos torcedores, justamente pelas seguidas campanhas ruins e principalmente pelas seguidas derrotas em clássicos e a consequente falta de conquistas. Mas é importante ressaltar que esse processo de destruição do São Paulo começou ainda na primeira gestão do Juvenal Juvêncio. Sim, mesmo antes do início da campanha do tricampeonato brasileiro. Os frutos amargos que se colhem hoje são resultado de uma semeadura. Se não houver uma revolução no Tricolor, o time fatalmente vai terminar como a Portuguesa de Desportos, pois o caminho para lá já está trilhando há alguns anos. Atualmente o São Paulo está no meio termo. Ainda não é uma Portuguesa, mas já não é mais um clube e tampouco um time respeitado. A única coisa que credencia ainda o São Paulo a ser considerado "grande" é seu passado glorioso. Mas esse passado está cada vez mais distante e quem vive de passado é museu. Ou o SPFC muda, ou deixará de existir como grande clube de futebol. Ainda dá tempo de guinar.
Samuel B
28 de junho de 2019a Adidas quer investir em marca CAMPEÃ, pra que investir no SPFC falido que não tem grana nem pra honrar os vencimentos mensais, que burro faria isso !
Ana
28 de junho de 2019Não consigo entender esse descaso, a linha infantil, por exemplo, só oferece as 2 camisas oficiais, o uniforme completo só foi feito para crianças de até 6 anos. É só reparar nas crianças que entram em campo com os jogadores, estão todos usando o shorts dos antigos patrocinadores.
Alcides Ricce Jr
27 de junho de 2019E eu que sou corredor, achei que teríamos mais edições da Tricolor Run... Nada. Enquanto até o Guarani de Campinas tem corrida anual... E falo que terminar a corrida, dentro do estádio com a galera cantando o Hino, foi uma das melhores experiências da minha vida. Chorei muito ma linha de chegada.
CARLOS MASSAROTTO
27 de junho de 2019Perrone, vc sabe informar se está prestes da loja da Adidas no estádio do Morumbi ser inaugurada?...um ano e nada é uma vergonha.
Josué
27 de junho de 2019A adidas no Brasil está focada no flamengo, comprei uniformes da adidas do tricolor, o 2 do ano passado e o azul deste ano, gostei porém esperava muito mais, vi rumores de que a nike estaria interessada em patrocinar o fla e se isso acontecer talvez a adidas nos dê mais valor.
Matheus
27 de junho de 2019apesar de tudo, eu até comprei a camisa #2 do ano passado, achei bonita, mas não resta nenhuma dúvida que a adidas está focada no Flamengo. o são paulo ficou em segundo plano.. ou talvez nem isso.. o setor responsável dentro do clube não tem força, criatividade ou mesmo bom gosto, a impressão que fica é que aceitam qualquer coisa.. indiferentes.. os resultados dentro de campo tb não ajudam , ninguém quer ter sua marca associada à derrota.. não ficarei surpreso se essa "parceria" acabar muito antes do previsto.
FABIO S M CAMARGO
27 de junho de 2019isso é o que o São Paulo se tornou, mais um. Ha tempos deixamos de ser um gigante, sem titulos e sem emoção, com jogadores que jogam sem tesão. Quando era moleque os jogadores faziam questão de vir para o São Paulo. Atualmente nao fazem a minima questão. Perdemos jogadores ate para times medianos. E infelizmente nao vejo uma solução a vista...
aldo
27 de junho de 2019Tenho a impressão que a marca tem "vergonha" de patrocinar um time que acumula fracassos. De que decidiu patrocinar o São Paulo pura e simplesmente porque precisava de um clube conhecido, no maior mercado consumidor do país e como o rival da barra funda foi para a puma e o de itaquera, usa a marca concorrente, sobrou o tricolor. Sem contar aquela besteira (de uma parte da torcida e de uma parte de quem manda no clube) de não querer arriscar em novas cores de uniforme (coisa que a maioria dos clubes faz atualmente), o que diminui o potencial de venda já que a única coisa que muda no uniforme de um ano pro outro são os logotipos das patrocinadoras.
norton
27 de junho de 2019Nenhuma novidade... o SPFC para a ADIDAS nāo passa de +1 na lista... A prioridade deles no Brasil é o Flamengo, por uma simples razāo: Clube bem administrado e disputando títulos. LeCO e Conselheiros transformaram o SPFC em um clube comum, sem expressāo e em contínua crise. Nossas notícias sāo: 1) Mais um vexame 2) SPFC prepara "barca" de dispensa 3) LECO pede mais empréstimo para pagar contas... NINGUÉM em sā consciência quer associar marca a uma "empresa" assim... Essa parceria com a Adidas foi mais para "acalmar" torcida (mais uma) sem nenhum critério de benefícios para o clube...