É bom ficar de olho, Tricolor!

O Atlético Mineiro tem até esta segunda-feira (dia 27 de abril) para cumprir a condenação da FIFA em relação ao pagamento pela compra do jogador Maicosuel a Udinese, em 2014. Se não pagar cerca de R$ 13 milhões (3,3 milhões de euros) do valor que deve, o clube perderá três pontos no próximo Campeonato Brasileiro como punição. Pior: a punição continua e se o clube continuar inadimplente, poderá sofrer novas sanções como novos pontos perdidos e até rebaixamento.

 

A provável punição ao Atlético Mineiro deverá ser estendida para outros clubes brasileiros que não honrarem seus compromissos com atletas e ex-atletas na entidade máxima do futebol. É para todos os clubes brasileiros ficarem de olho na decisão sobre o Galo, inclusive o São Paulo, dono de grandes folhas salariais, rescisões contratuais, embates e acordos com jogadores no âmbito judicial. Para se ter idéia, o Tricolor trata dívidas trabalhistas com diversos atletas, inclusive campeões mundiais como Diego Tardelli e Ed Carlos.

 

Segundo o Globoesporte.com, alguns deles (incluindo os dois citados acima) aceitaram a proposta do clube em aliviar 50% do valor das parcelas nos próximos quatro meses. Esse valor descontado será pago nas últimas cinco parcelas previstas, com acréscimo de 50%. Os jogadores que aceitaram o acordo são Arouca, Borges, Diego Tardelli, Edcarlos, Eder Luis, Hugo, Joilson, Juan, Junior Cesar, Lenilson, Renato Silva e Zé Luis; representados pelo advogado Leonardo Laporta.

 

Recentemente o Tricolor fechou um acordo de R$ 30 milhões às empresas RES Empreendimentos e Participações e Time Traveller Turismo. O valor é de uma dívida pela contratação do meia Ricardinho em 2002, e será diluído ao longo dos próximos quatro anos, com pagamentos até o final de 2023.

 

Aparentemente o alongamento desses acordos não complica o clube a curto prazo mas não permite que ele faça nenhuma loucura comercial, sob pena de até ser rebaixado por falta de pagamento dos mesmos. O momento é delicado devido a falta de receitas com a paralisação do futebol, mas também mostra o quanto estão frágeis os clubes diante de futuras condenações que deverão ser impostas pela entidade máxima do futebol.

 

Se a entidade de fato começar a condenar quem não pagar em última instância, muita coisa pode mudar no grande devedor futebol daqui. É bom todos ficarmos de olho com essa nova postura da FIFA.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.