Com a iminente chegada de Patrick, contratado por 500 mil euros (30% dos direitos) junto ao Internacional, o São Paulo vai desenhando um novo perfil para a temporada 2022.
Na minha opinião, todos os contratados disputarão posição, até mesmo o reserva Jandrei. O goleiro veio para suprir a vaga de Lucas Perri mas poderá ganhar a posição no decorrer do ano, dependendo dos treinamentos e da opção do treinador Rogério Ceni, um dos maiores especialistas do mundo na posição. Por enquanto, o titular é Volpi.
Rafinha será titular absoluto enquanto tiver físico e fôlego. O lateral não tem o mesmo vigor de anos atrás mas sua experiência ajudará muito em uma das posições mais falhas do clube nos últimos anos (diria décadas). Penso que o Tricolor irá dosá-lo para aproveitar o “melhor Rafinha” em toda a temporada. Deste modo, não há como negar que Igor Vinícius participará de algumas partidas em 2022, num revezamento que favoreça Rafinha na temporada.
Já o meia atacante Alisson não foi bem no Grêmio do ano passado (como todo o grupo gaúcho) mas tem uma característica que pode ser muito útil ao elenco Tricolor deste ano: a facilidade em atuar pelos dois lados e também pela faixa central do campo. Isso é comprovado no mapa de calor do jogador de 2021 mostrado pelo canal Tática Didática. Alisson evoluiu taticamente dos tempos de Renato Gaúcho, onde atuava somente pela direita, para a dinâmica de dois lados no ano passado. Não é um jogador que muda o patamar do São Paulo mas pode compor bem o elenco e se estiver bem fisicamente brigará pela titularidade no meio e no ataque. Vale ler o que o Paulo Turra, auxiliar de Felipão no Grêmio, disse sobre o jogador no GE.com.
Por último Patrick, atleta de malas prontas para o Morumbi. O jogador atuou em 32 dos 34 jogos do Inter, então o Tricolor está contratando um ateta acostumado a ser titular e com muito muito boa frequência de jogos. É um jogador de muita qualidade no toque do meio-campo ofensivo mas que chuta muito pouco a gol. Canhoto, Patrick trabalha pelo lado esquerdo e poderia ser útil em vários esquemas, desde o 3-5-2 no lugar de Reinaldo, 4-4-2 (a formação mais comum) ou até um 4-3-3, variando entre o meio e o lado esquerdo do ataque. Também não é um jogador que muda o patamar mas poderá ajudar muito o meio com a experiência de seus 29 anos e sua regularidade.
O “problema tático” de Patrick no Tricolor é que ele atua muitas vezes na mesma região de construção de campo de Gabriel Sara, também canhoto e que também trabalha no lado esquerdo. Não cravo a informação mas a iminente chegada do Colorado Patrick deve ser para o São Paulo se prevenir da próxima saída de sua jóia de Cotia, bem cotado no exterior.
Por enquanto, com Jandrei, Rafinha, Alisson e Patrick, o São Paulo ganha em experiência e amplitude tática em relação a 2021, mas ainda carece de um atacante rápido, um volante mais marcador e um zagueiro, valores confirmados pelo clube na busca de reforços.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(7) Comentários
Henrique Goulart
6 de janeiro de 2022Perrone do céu, ainda esta com a cabeça nas férias né? Quando erro de ortografia nesse texto, kkkkk. "eSperiência" foi foda... Estou só enchendo o saco, viu? Leio o blog todo dia. Abraços
Mauro Ventura Coelho
6 de janeiro de 2022Achei ótima a saída do Líziero porque não marcava ninguém e ainda entregava pro adversário, Luan é titular, Volpi esta pipocando, Vitor Bueno é burro. Só que Rogério Cení é um lixo como treinador, não sabe escalar nem mexer no time. Como Sãopaulino desde década de 70 com Pedro Rocha, Gerson, Edson e Terto e Toninho Guerreiro e depois tantos títulos com grandes times. hoje tenho pesadelos o melhor técnico que passou nos últimos 10 anos foi Fernando Diniz Time ofensivo e de RAÇA.
André
6 de janeiro de 2022Eu particularmente acho que eles vão brigar é de "sair no tapa": o Patrick foi o jogador que causou a confusão no final do gre-nal, em que ele saiu carregando um caixão com a letra "B"... piada à parte, Patrick e Alisson não são craques, longe disso, mas são jogadores "operários" e que não costumam fazer corpo mole. Isso é bom para o elenco. Rafinha pra mim, sinceramente, não foi boa contratação.
Giba Pasinatto
5 de janeiro de 2022Perrone, cuidado com o erro de português, eXperiência é com "X": "O lateral não tem o mesmo vigor de anos atrás mas sua esperiência ajudará muito" Você me ignorou quando cobrei de você culhões para criticar nosso presidente golpista no lamentável ocorrido de 16 de dezembro... espero que não ignore agora que estou apontando este erro crasso de ortografia. Que fique bem claro, o fato de você ter se calado diante do golpe é uma decepção enorme.
Giancarllo
5 de janeiro de 2022Eu particularmente gostei de todas essas contratações, não digo que vão salvar a pátria mas é preciso de fato mudar o perfil de nosso elenco! Ainda tem alguns jogadores que precisamos negociar que bem clima tem mais pra eles e concordo em relação ao Jandrei, acredito que vem pra brigar por titularidade.
Dan
5 de janeiro de 2022Acho que o time não precisa de zagueiro. Além do Miranda e Arboleda, indiscutíveis, tinha o Bruno Alves, que era ótimo reserva e sabe lá Deus pq o clube abriu mão. Tem Walce e Diego com ótimo potencial e Leo, que é extremamente regular. Além disso tbm poderíamos ter aproveitado o Lucas Kal que voltaria de empréstimo do América MG (este, inclusive, tbm joga de volante), mas o clube tbm abiu mão apesar da boa temporada de 2021. Jogadores pelo lado e um volante com pegada devem ser prioridades.