O jornalista Joza Novalis, especializado em futebol sul-americano, não mediu palavras para criticar duramente o técnico Rogério Ceni em seu canal, no Youtube.
Com fortes declarações, sobretudo sobre o caráter do treinador do São Paulo, o jornalista acusou o treinador de mentiroso e até insinuou xenofobia em relação a não utilização do venezuelano Nahuel Ferraresi na equipe titular.
Joza analisou o momento da Comissão Técnica Tricolor e as declarações após a derrota diante do Botafogo, no Morumbi. O jornalista citou problemas em campo mas concentrou-se principalmente na entrevista coletiva do treinador, considerada por ele “mais pavorosa do que a atuação”.
“Quero falar sobre o ‘treineiro’ Rogério Ceni que, ou é um mentiroso, ou é um incompetente ou (sic) as duas ao mesmo tempo”. – Disse Joza Novalis no início de sua análise. O jornalista também classificou a gestão do São Paulo como vergonhosa e citou as goteiras na sala de imprensa durante a partida diante do alvinegro carioca mas deixou claro que o foco de sua análise era o treinador e sua incoerência.
Canecas da Loja São Paulo Sempre. Veja aqui.
“Para ele (Ceni), o Ferraresi joga menos que qualquer zagueiro do São Paulo. Para ele, o Marcos Guilherme joga mais que o Galoppo, joga mais que o Bustos… para ele o Marcos Guilherme é o craque. O que ele tem feito com os jogadores estrangeiros que chegaram ou é na verdade xenofobia ou podem ser coisas muito piores” – disse Joza.
Em quase quinze minutos de análise, o jornalista não poupou o ex-jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube, com adjetivos bastante pesados como “cretinice e mau-caratismo”.
É claro que o trabalho da comissão técnica não trouxe resultados no ano e também é evidente a preferência, pelo menos neste momento, do técnico pelos jogadores com mais tempo de casa, porém mesmo assim não vejo este Rogério Ceni mau-caráter e prejudicial do vídeo. No último programa SEMANA TRICOLOR citamos que no mês de Setembro Bustos e Gallopo tiveram mais minutagem em campo que atletas mais utilizados no meio do ano, como Igor Gomes e Eder.
Considero Ceni um técnico em formação e acho que seu trabalho pode evoluir no decorrer dos anos. No caso do São Paulo, admito que o envolvimento histórico e visceral dele com o clube possa atrapalhar algumas decisões do trabalho mas creio ser um grande exagero dizer que o técnico prejudica deliberadamente o clube, tampouco ser xenófobo em suas escolhas.
No caso da xenofobia, vale citar a titularidade de Arboleda, Calleri e principalmente Gabriel Neves que, até se contundir gravemente, conquistou a posição com trabalho e principalmente entendimento do modo como o técnico quer que a equipe jogue.
Para formar a opinião, aconselho os leitores do blog a assistirem na íntegra o programa.
Assista o video de Joza Novalis na íntegra:
Mais:
Mais:
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(5) Comentários
Guilherme
13 de outubro de 2022Acredito que o Joza seja são paulino Perrone (achismo puro, pelos vídeos que já vi dele) e a revolta deve ter pautado as palavras dele. Acho o Rogério promissor, mas a permanência dele só faria sentido se ele for capaz de autocrítica e de lidar com o sentimento de torcedor que ele carrega, como você disse. Da diretoria incompetente e perniciosa ao futuro do clube eu não espero mais nada.
Emerson
13 de outubro de 2022Se é Xenofobia eu não sei, mas meio que concordo com em muita coisa dita pelo Joza, e olha, o cara para chegar neste ponto é porque realmente está muito de 'saco-cheio' do que o Ceni andou fazendo em suas escalações teimosas e especialmente nas suas entrevistas, o cara vive em outra dimensão quando realiza sua autoanálise, pois pra começar quando perde ele nunca errou, mas sempre são os jogadores e a direção do Leco... quando ganha, ele meio que é só alegrias, mas é de um jeito assim muito claro que ele parece mais preocupado em tentar se promover como o único capaz de trazer o SPFC de volta ao rumo, mas na boa, seja qual for 'os porquês', eu meio que acho que ele quer muito por os de Cotia, acho que é pra ver se dá certo ele deixa sua marca como o salvador, pois imagina sendo campeão com 80% de Cotia, daí vendo eles por grana alta, faz isso novamente e outra vez e outra... sei lá, creio que ele pensa que é possível fazer isso, como se fosse nós jogando aquele 'Fifinha maroto', você pega lá qualquer time do Mundo e transforma numa máquina que jorra dinheiro, usando base, sendo campeão e vendendo por valores insanos, até que ele, sim o Ceni, zere essa dívida. Sei que não é possível que seja isso, mas é o que parece. Mano, sou muito fã do que ele foi, sempre apostei pesado em afirmar que pra mim, ele será um baita técnico, mas realmente deve ser essa proximidade dele com a instituição que mina até o raciocínio dele. Espero que ele se alinhe, use essas peças que tem em mãos no ano que vem, espero que ele até consiga fazer estilo "Fifinha", e seja sempre lembrado por nós com carinho não apenas como jogador, mas como treinador Mito! Tomara...
Luiz Claudio Vieira
13 de outubro de 2022Desculpe Perrone, eu assisti e acompanho o trabalho do Joza no qual eu considero bom inclusive ele elogiou o Rogério em outras oportunidades. Eu também não vejo Xenofobia mas vejo que na questão dos estrangeiros ele está conduzindo a situação de uma forma até contrária ao nosso interesse de torcedor. Acho que ele quer ter o comando de tudo até da indicação de jogadores e se contrariado ele faz esse tipo de coisa que prejudica o time, como torcedor estou cansado de esperar o Bustos jogar e ver no jogo mais importante do ano ele vir de Éder. As indicações do Rogério são terríveis para o clube é dinheiro que não temos perdido. Espero que ele reveja este posicionamento pois está prejudicando o São Paulo.
Daniel Perrone
13 de outubro de 2022Não precisa se desculpar, eu também acho que o Rogério pode e deve melhorar ao longo dos anos e escrevi isso no texto. O que me chamou a atenção foram as fortes declarações do Joza (que acompanho) em um tom que nunca tinha visto. Dei minha opinião e coloquei o tema para discussão como sempre faço no blog. abs