O presidente Julio Casares concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (14) no SuperCT da Barra Funda. A entrevista é reflexo das mudanças promovidas pelo Tricolor para uma maior abertura junto a imprensa.
.
Julio respondeu sem filtros todas as perguntas dos jornalistas. Tudo de mais plural foi questionado e respondido de forma mais superficial por conta do tempo, com notícias em primeira-mão e opiniões promovidas pelo presidente. Uma notícia em primeira mão é a revelação do início do planejamento de 2026 nesta última segunda-feira.
Aqui passarei um pouco sobre as respostas:
Sobre Oscar, Julio Casares diz ter sido uma contratação “altamente responsável” pelo São Paulo. O presidente disse que espera que o jogador ainda possa dar alegrias ao clube e é preciso dar tempo ao tempo.
.
Sobre a abertura para a imprensa, Julio Casares disse que na vida há necessidade de ajustes de rota. Já estava em discussão a abertura a imprensa e se ele cobra transparência ele tem que olhar para a instituição. “O torcedor tem direito de fazer a sua crítica desde que pacífica” – disse ele.
Sobre as divergências de pensamentos entre diretores, Julio disse que divergência não significa “racha”. Nosso foco é lutar pela classificação pela Libertadores”. A política tem seu momento certo e calendário próprio. Todos assinaram o compromisso, segundo Casares.
Sobre a proposta de Cotia, Julio disse que não existe prazo para aprovação. “Está em fase de discussão”, disse o presidente. Julio convidou o jornalista a ir na Galápagos. “Não é venda de ativo, é estratégico” – repetiu Julio, que acredita que seria um legado deixado por ele.
Sobre o número excessivo de lesões, Julio lembrou que o DM tem como objetivo recuperar o lesionado. Ele acredita que as grandes lesões acontecem em todos os clubes e não só no São Paulo. Excesso de jogos e gramados diferentes são os responsáveis pelas lesões, disse Julio.
“Como convencer o torcedor que o São Paulo está no caminho certo?” – Julio Casares disse que primeiro o SPFC tinha que reconectar o torcedor com os títulos. “Divida faz parte de um custo competitivo. É uma dificuldade”. Ele confirmou que o São Paulo está melhorando financeiramente.
Julio disse que o o próximo relatório financeiro a ser apresentado nos próximos dias aponta diminuição da dívida em 57 milhões. “A nossa dívida está com viés de baixa” – pontuou Casares. O presidente reafirmou que o São Paulo está em construção e que no ano que vem não haverá adiantamento de receita. Entregará ao sucessor um clube em melhor condições que quando recebeu e fará a liação de casa que alguns outros clubes já fizeram.
Especificamente sobre o empresário do Ancelocci, Julio Casares disse que a ele não chegou nada a ele. O presidente lembrou mais uma vez do projeto proposto para Cotia como exemplo do que poderia ser um projeto de investimento.
Sobre as organizadas, Julio disse que todos são torcedores, vestem a camisa do SPFC e querem títulos e vitórias. “Esse processo de protestos é normal dentro do futebol brasileiro” – O presidente citou o caso recente do Palmeiras. Disse que vê com respeito.
Sobre o jogador de base que veio do Cuiabá, Julio soube ontem e ainda não pode falar pois há questões jurídicas a serem discutidas. O presidente elogiou publicamente o presidente do clube do Mato Grosso.
Sobre SAF, Julio citou bons exemplos mas disse que há mais maus exemplos no Brasil. O presidente disse que o clube está diminuindo a dívida para valorizar em caso de uma venda, que seria discutida por muitas partes e não pessoalmente. “Não é o momento.” – definiu Casares.
Sobre a arbitragem e VAR, Julio Casares revelou que ficou até meia-noite daquele dia no telefone com o presidente da CBF, discutindo o ocorrido. Esse árbitro não deve voltar a apitar partidas do São Paulo, disse Julio. “Conseguimos quebrar o protocolo da Fifa” – respondeu. Julio disse que a saída da arbitragem é a profissionalização e renovação do quadro de árbitros. “Por que o árbitro não pode responder perguntas e, coletiva?” – Julio disse que a arbitragem também tem que dar a cara para bater.
Finalizando a entrevista, Julio Casares disse que conta com todos os jogadores que tiverem contrato para o ano que vem. “Não temos proposta por ninguém, não tem janela aberta” – disse ele, citando Luciano.
Bem ou mal, o presidente respondeu todas as diversas perguntas dos setoristas, revelando algumas coisas novas, como a diminuição da dívida em R$ 57 milhões (relatório em alguns dias, segundo Casares), o que fez após o clássico com o Palmeiras, se o São Paulo caminhará neste momento para ser uma SAF e que conta com Oscar e todos os jogadores para o ano que vem.
Acho que o mais importante disso tudo nem são as respostas, mais uma vez reafirmadas por mim superficiais devido ao tempo de entrevista. O mais importante é que coletivas como essa aconteçam regularmente, como anunciou o São Paulo. Não só entrevistas com Julio Casares neste momento então presidente, mas também com o sucessor e outros, em 2027 para frente.
DICA: se você deseja algo mais profundo sobre os problemas do São Paulo, veja esta a entrevista recente dada por Julio Casares ao jornalista Rodrigo Capelo a NSposts. Para mim, é a mais completa sobre temas sensíveis como a saúde financeira do clube.
Morumbi zero funciona?
Hashtags funcionam?
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Twitter X
Post aberto para comentários.